Francisco voltará ao Vaticano mas terá de passar dois meses em repouso. Alta ocorre após cinco semanas de internação para tratar uma dupla pneumonia.
O papa Francisco terá alta neste domingo (23) e voltará ao Vaticano, anunciou sua equipe médica neste sábado (22).
Francisco, de 88 anos, está internado há 37 dias no hospital Gemelli, em Roma, e se recuperou de uma pneumonia nos dois pulmões.
No entanto, terá que ficar em repouso por dois meses e sob cuidados médicos.
A previsão é que o papa faça neste domingo sua primeira aparição pública desde que foi internado, acenando aos fiéis antes de deixar o hospital.
Cuidados médicos mesmo fora do hospital
Em casa, o papa fará fisioterapia respiratória e exercícios de fala. Os médicos disseram que sua voz está afetada pelo uso prolongado de oxigênio de alto fluxo para respirar.
A expectativa é que ele recupere a voz aos poucos, mas sem prazo definido. Francisco poderá voltar ao trabalho aos poucos, mas com “um estilo de vida mais calmo”, disse o chefe da equipe médica, Sergio Alfieri.
“A boa notícia que o mundo está esperando é que, amanhã, o Santo Padre será liberado”, disse Alfieri. “Ele está melhorando, e esperamos que muito em breve ele possa retornar às atividades normais.”
Os médicos recomendaram que o papa evite encontros frequentes, especialmente com grupos grandes, para não ser infectado por novos vírus.
‘Ele ficou muito contente’
Alfieri afirmou que Francisco ficou “muito contente” com a notícia da alta e que ele foi um “paciente exemplar”.
“Há uns três, quatro dias, ele estava perguntando: ‘Quando vou para casa?’ O papa foi um paciente exemplar e ouviu nossas sugestões. Então, concordamos [com a alta] quando achamos que era um momento adequado.”
A equipe médica disse que Francisco “manteve o bom humor” durante as cinco semanas de internação, exceto quando seu quadro de saúde se agravou.
Com a alta neste domingo, a internação terá durado 38 dias, o período mais longo de hospitalização de um pontífice.

Fonte:G1MS.